quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quem foi Landulfo Alves - Por Wikipédia, a enciclopédia livre.

Landulfo Alves de Almeida (Santo Antônio de Jesus, 4 de setembro de 1893Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1954) foi um político brasileiro.
·         Foi interventor federal na Bahia e senador da República.
·         Era filho de Aprígio Alves de Almeida e Ana Augusta Alves de Almeida. Formou-se em 1914, pela Escola Federal de São Bento das Lages, em agronomia, com especialização no Agriculture and Mechanical College do Texas. Integrou o quadro de agrônomos do Ministério da Agricultura, dirigindo a Divisão de Produção Animal do Departamento Nacional de Agricultura. Exerceu o magistério universitário como Professor Catedrático da Escola Federal de Agricultura.[1]
·         Correligionário do Presidente Getulio Vargas, foi designado Interventor do Estado da Bahia, tomando posse em 25 de março de 1938
·         O seu governo deu ênfase ao desenvolvimento agrícola em dezenas de municípios do Interior, reestruturou a Secretaria de Agricultura e estimulou a fruticultura e a produção do algodão. A sua ação administrativa se estendeu a outros setores, como a ampliação da malha rodoviária e a urbanização da Capital.
·         Como senador, entre 1951 e 1954 e líder da bancada do Partido Trabalhista Brasileiro no Senado Federal, defendeu em árdua luta política, durante os anos de 1952 e 1953, o monopólio estatal do petróleo e foi o relator da Lei nº 2.004, de 1953, que o estabeleceu no Brasil e criou a Petrobrás.[2]

A Escola Landulfo Alves


A Escola Municipal Landulfo Alves, localizada no bairro do Engenho Velho de Brotas, Salvador-BA, pertencente à CRE–Centro da SECULT, é uma escola que, como muitas outras, tem diversas carências a serem supridas. Entre elas, uma de suma importância: o PPP (Projeto Político-Pedagógico). A escola sofreu uma séria intervenção por parte da SECULT e voltou a erguer-se novamente com a nova administração e nova equipe de docentes. Acreditamos que a elaboração de um PPP de qualidade, feito com a participação de toda a comunidade escolar, seja o ponto de partida para recuperar a credibilidade e a confiança de todos, inclusive da própria secretaria de educação, que nos últimos anos não mais acreditava na escola, sendo cogitada a possibilidade de fechá-la definitivamente. Com esforço em grupo e a participação de todos, temos a certeza de que conseguiremos superar os obstáculos existentes no longo caminho da educação.